miércoles, 1 de abril de 2015

DOM TOMÁS DE AQUINO: LA VERDAD OCULTADA O EL RECHAZO DE VER.









Es con espanto que vemos que la verdad, aunque pública, está siendo ignorada. ¿Pero de qué verdad estamos hablando? De los hechos más evidentes sobre la crisis actual de la Tradición en general y de la Fraternidad en particular, y que están al alcance de todos los que quieren conocerlos. Verdad desconocida, ocultada o simplemente no procurada; en todos los casos ignorada, por no decir despreciada.

Algunos afirman, como Dom Lourenço Fleichman, que la Resistencia presenta “una argumentación vacía de fundamentos, basada en falsas informaciones” (cf. “Sobre a Sagração Episcopal”).

Es preciso reiterar lo que ya ha sido dicho y predicar a tiempo y a destiempo, no nos cansemos de hacerlo, ya que a esto nos exhorta San Pablo. Es necesario repetir los argumentos y recordar los hechos, no nos cansemos de repetirlos y recordarlos. Hagamos una vez más el diagnóstico de la enfermedad que corroe a la Tradición y que amenaza a todos de muerte. Este mal es el liberalismo católico, pestilencia de los tiempos modernos, contradicción encarnada en la persona que lo abraza. Todos nosotros, que la mayoría de las veces nos consideramos inmunes a este contagio universal, somos susceptibles a ser víctimas de este mal.

Por eso se debe defender la obra, el pensamiento, la línea intransigentemente católica de Mons. Lefebvre, que no es otra que la de San Pío X y de todo el Magisterio de la Iglesia desde su fundación, hasta la apostasía desencadenada por el concilio Vaticano II.

Pero antes entremos en los detalles, aquellos detalles sin los cuales estamos incapacitados para lograr cualquier diagnóstico real del desastre del cual somos testigos. Comencemos, pues, por el movimiento conocido como GREC (Grupo de Reflexión Entre Católicos), y prosigamos hasta el día de hoy en una brevísima reseña de algunos hechos destacados que nos aportarán la causa final que los motiva y explica.

En 1995, poco antes de morir, el antiguo embajador de Francia en el Vaticano, Gilbert Pérol, redactó un artículo de “buenos oficios” con la intención de promover un acercamiento amistoso entre la Fraternidad y la Iglesia oficial. A este proyecto le dio seguimiento su esposa, la Sra. Huguette Pérol, y la primera plataforma de trabajo fue constituida en 1998.

Poco tiempo después, este grupo tomó el nombre ya referido, GREC, y reunió miembros de la Fraternidad San Pío X y del clero progresista. Con el pasar de los años, este grupo atrajo la atención del episcopado francés, al igual que la de Roma. El objetivo del GREC, como lo explica uno de sus fundadores, el P. Michel Lelong, es “la necesaria reconciliación entre la Tradición y Roma[i]”. Objetivo equívoco, pues como dijo Mons. Lefebvre: “Roma ha perdido la fe… Roma está en la apostasía” (cf. Conferencia a los sacerdotes en Ecône en ocasión del retiro sacerdotal el 1 de septiembre de 1987).

Pero para el GREC, estas palabras de Mons. Lefebvre no merecen atención. Son palabras dichas en un “momento de angustia”, como dijo uno de los defensores de la línea de Mons. Fellay. Los integrantes del GREC creen ver los acontecimientos desde un punto de vista más elevado, con más serenidad, buscando así una “imposible reconciliación”, como bien lo dice el P. Rioult, reconciliación entre dos realidades opuestas: entre la Iglesia verdadera, la Roma eterna, y la iglesia oficial, la Roma modernista. En realidad allí está todo el drama que está sucediendo en la Fraternidad, pues Menzingen no dejó, desde entonces, de procurar esta reconciliación preconizada por el GREC, haciendo uso de su autoridad para hacer cesar las críticas a la Santa Sede, o sea, a los modernistas que la ocupan[ii]. Esta fue la razón por la que Mons. Fellay pidió a Mons. Williamson de acabar con sus “Comentarios Eleison” y también para no haber hecho críticas a la última reunión ecuménica de Asís.

Recordemos, aunque sea brevemente, otros hechos:
    
     ·        Respuesta del 14 de abril de 2012, por Mons. Fellay, a los otros tres obispos de la Fraternidad, en la cual dice a sus hermanos en el episcopado que les “falta realismo y espíritu sobrenatural”;
     ·        Declaración doctrinal del 15 de abril de 2012. Esta declaración levantó una reacción tal, que Mons. Fellay se vio obligado a retirarla. Pero no se retractó de ella hasta el día de hoy. La Fraternidad no estaba, y no está todavía, “madura” para aceptarla.
     ·        El 11 de mayo de 2012, Mons. Fellay dio una entrevista al canal de televisión americano CNS (Catholic News Service), en la cual minimiza la gravedad del documento conciliar “Dignitatis Humanae”.
     ·        En julio de 2012 se reunió el Capítulo General de la Fraternidad sin la presencia de Mons. Williamson, a quien se le prohibió asistir. El resultado de este capítulo fue el abandono de la decisión del Capitulo General anterior (2006), que establecía que no se llevaría a cabo ningún acuerdo práctico con Roma antes de un “acuerdo doctrinal” previo. En otras palabras, antes de la conversión de Roma.
     ·        Poco después fue notificada la expulsión de Mons. Williamson de la Fraternidad, expulsión que es considerada nula; y Mons. Williamson invita a Mons. Fellay a renunciar a su cargo con el fin de que no se destruya la obra de Mons. Lefebvre.
     ·        El 13 de junio de 2012, Mons. Tissier de Mallerais se manifestó en una entrevista al periódico “Rivarol”, contra la política del acuerdo sin citar la persona de Mons. Fellay. Nótese que Mons. Tissier fue transferido de Ecône a un priorato en los Estados Unidos. Los seminaristas perdieron así el contacto con uno de los más antiguos colaboradores de Mons. Lefebvre.

En los siguientes meses, diversas declaraciones, públicas y privadas, expresaron y reforzaron la política pragmática de la Fraternidad con relación a Roma. “Reconocimiento unilateral” es la fórmula apta para obtener la aceptación de los miembros de la Fraternidad. Pero esta fue la misma solución aceptada por Dom Gérard (Barroux-Francia) en 1988, así como por Campos en el 2002. Un reconocimiento canónico es suficiente, sea o no unilateral, para crear una dependencia en relación a las autoridades modernistas y de esta manera permitirles que aniquilen toda la Tradición. No son los inferiores quienes hacen a los superiores, sino los superiores quienes hacen a los inferiores, como observaba Mons. Lefebvre. Es una simple cuestión de sentido común. Pero el sentido común está desapareciendo de la superficie de la tierra.

Conviene mencionar igualmente los procesos inicuos de los cuales fueron víctimas los Padres Pinaud y Salenave, procesos descritos y comentados por el P. François Pivert en su libro “¿Qué derecho para la Tradición católica?”.

Las comunidades religiosas que no aprobaron la política de Menzingen ya habían sido objeto de diversas medidas de presión y humillación. La lista es larga. Recordemos el aplazamiento de la ordenación de los diáconos dominicos y capuchinos en 2012. Los benedictinos de Bellaigue también fueron amenazados de tener la ordenación de sus candidatos retrasada. Ahora bien, esto se explica si consideramos que los superiores de estas tres casas religiosas habían estado en Menzingen para manifestarle a Mons. Fellay su desacuerdo.

Sin embargo, aquellos que apoyan a Mons. Fellay dicen que esas son aguas pasadas: que el Capítulo General de 2012 dio una solución satisfactoria a la cuestión; lo que es falso. Tanto el P. Pfluger, primer asistente de Mons. Fellay, como el P. Nely, segundo asistente, retomaron el asunto, tanto en conversaciones privadas como en retiros, incluso en entrevistas públicas.

De ninguna manera se puede decir que todo lo que era problemático está sanado en la Fraternidad. Si esto fuera verdad, Mons. Williamson tendría que ser rehabilitado, honrado y escuchado, pues fue su iniciativa la de redactar la carta al Consejo General, firmada también por Mons. Tissier y Mons. De Galarreta, la que salvó a la Fraternidad en 2012 de un acuerdo con Roma. Tres obispos contra los acuerdos era demasiado para Roma. Mejor era esperar por tiempos más propicios.

Para Mons. Lefebvre, este momento oportuno sería la conversión de Roma y la plena aceptación de las doctrinas contenidas en los documentos pontificios Quanta Cura, Syllabus, Pascendi, Quas Primas, etc. Pero para Mons. Fellay, los tiempos propicios ya llegaron, lo que trajo consigo la disminución del espíritu de combate por parte de la Fraternidad, o sea, la alineación (“ralliement” en francés) que culminó con su declaración del 15 de abril de 2012 y que continúa, incluso sin la firma de un acuerdo.

La conclusión de todo esto es algo espantoso y trágico. Estos hechos son públicos, en su mayoría. ¿Por qué no hay una mayor reacción a la política de Mons. Fellay? Al parecer es porque el liberalismo y la apostasía ya hacen su obra dentro de la propia Tradición. Mons. Fellay, ayudado por muchos padres, creó un estado de desorientación tal que muchos fieles ya no son capaces de discernir nada de lo que está aconteciendo con la obra de Mons. Lefebvre.

Es por eso que afirmamos que la verdad sobre estos acontecimientos permanece oculta aunque sea pública. Sería esta la ocasión de citar la famosa frase de Chesterton que dice: “el mundo moderno está dirigido por una fuerza oculta que se llama publicidad”. Lo que importa, como diría un amigo nuestro, no son los hechos, sino la versión de los hechos. Ahora bien, la versión triunfante es que Mons. Williamson y Mons. Faure son desobedientes y que los superiores de la Fraternidad son los verdaderos discípulos de Mons. Lefebvre. Esto es falso, como lo demostramos. Aquí está el núcleo del problema.

“Esta es vuestra hora y el poder de las tinieblas” (Luc. XXII, 53). Tal vez la Resistencia tenga que sobrevivir como los apóstoles y los discípulos dispersos durante el tiempo de la Pasión. Es útil recordar una reflexión del gran pensador brasileño, Gustavo Corção: “No creo en ninguna obra de los tiempos actuales que reúna un gran número de personas”. Tal vez la Resistencia sea el pusillux grex, al cual Nuestro Señor exhortó a no temer, porque fue del agrado del Padre darles el reino. Que la protección de la Santísima Virgen nos conserve fieles hasta el fin: “Ut Fidelis inveniatur”.


P. Tomás de Aquino
1º de abril de 2015

[i]Pour la nécéssaire réconciliation, Nouvelles Éditions Latines, 2011, p. 15.
[ii] Ibidem, p. 50.


PORTUGUÉS:


A Verdade Ocultada, ou a Recusa de Ver
 É com espanto que vemos a verdade, embora pública, sendo ignorada. Mas de que verdade estamos falando? De fatos os mais evidentes sobre a crise atual da Tradição em geral e da Fraternidade em particular, e que estão ao alcance de todos os que os querem conhecer. Verdade desconhecida, ocultada ou simplesmente não procurada; em todos os casos ignorada, para não dizer desprezada.

Alguns afirmam, como Dom Lourenço Fleichman que a resistência apresenta uma “argumentação vazia de fundamentos, baseada em falsas informações” (cf. “Sobre a Sagração Episcopal”).
Se for preciso reiterar o que já foi dito e pregar a tempo e a contratempo, não nos cansemos de fazê-lo, já que a isto nos exorta São Paulo. Se for preciso reproduzir os argumentos e relembrar os fatos, não nos cansemos de repeti-los e relembrá-los. Façamos mais uma vez o diagnóstico da doença que corrói a Tradição e ameaça a todos de morte. Este mal é o Liberalismo católico, pestilência dos tempos modernos, contradição encarnada na pessoa dos que o abraçam. Todos nós, que no mais das vezes nos consideramos imunes a este contágio universal, estamos susceptíveis a sermos vítimas deste mal.
E por isso é mister defender a obra, o pensamento, a linha intransigentemente católica de Dom Lefebvre, que não é outra senão a de São Pio X e a de todo o Magistério da Igreja desde sua fundação até a apostasia desencadeada pelo Concílio Vaticano II.
Mas entremos antes nos detalhes; aqueles detalhes sem os quais somos incapacitados de lograr qualquer diagnóstico real do desastre do qual somos testemunhas. Comecemos, pois, pelo movimento conhecido como GREC (Grupo para Reflexão Entre Católicos), e prossigamos até o dia de hoje numa brevíssima resenha de alguns fatos marcantes que nos apontarão a causa final que os motiva e explica.
Em 1995, pouco antes de falecer, o antigo embaixador da França no Vaticano, Gilbert Pérol, redigiu um artigo de “bons ofícios” com o intento de promover uma aproximação amistosa entre a Fraternidade e a Igreja oficial. A este projeto deu sequência sua esposa, a Sra. Huguette Pérol, e então uma primeira plataforma de trabalho foi constituída em 1998.
Pouco tempo depois este grupo tomou o nome já referido, GREC, e reuniu membros da Fraternidade São Pio X e do clero progressista. Com o passar dos anos este grupo atraiu a atenção do episcopado francês, não menos que a de Roma. O objetivo do GREC, como explica um de seus fundadores, o Pe. Michel Lelong, “é a necessária reconciliação entre a Tradição e Roma”[i]. Objetivo equívoco, pois como diz Dom Lefebvre: “Roma perdeu a fé... Roma está na apostasia” (cf. Conferência aos padres em Ecône por ocasião do retiro sacerdotal, em 1º de setembro de 1987). Mas para o GREC estas palavras de Dom Lefebvre não merecem atenção. São palavras ditas num “momento de angústia”, como diz um dos defensores da linha de Dom Fellay. Os integrantes do GREC creem ver os acontecimentos desde um ponto mais elevado, com mais serenidade, almejando assim uma “impossível reconciliação”, como diz muito bem o Pe. Rioult, reconciliação entre duas realidades opostas: entre a Igreja verdadeira, a Roma eterna, e a Igreja oficial, a Roma modernista. Na verdade aí está todo o drama por que está passando a Fraternidade, pois Menzingen não cessou, desde então, de procurar esta reconciliação preconizada pelo GREC, fazendo uso de sua autoridade para fazer cessar as críticas à Santa Sé, ou seja, aos modernistas que a ocupam.[ii] Está aí a razão de Dom Fellay ter pedido a Dom Williamson de cessar os seus “Comentários Eleison” e de não ter feito fortes críticas à última reunião ecumênica de Assis.
Lembremo-nos, ainda que sumariamente, de outros fatos:
·        Resposta de 14 de abril de 2012, por Dom Fellay, aos três outros bispos da Fraternidade, na qual ele diz aos seus irmãos de episcopado que lhes “falta realismo e espírito sobrenatural”;
·        Declaração doutrinal de 15 de abril de 2012. Esta declaração levantou uma reação tal, que Dom Fellay se viu impelido a retirá-la. Mas dela não se retratou até o dia de hoje. A Fraternidade não estava e não está todavia “madura” para aceitá-la.
·        A 11 de maio de 2012, Dom Fellay dá uma entrevista ao canal de televisão americano CNS (Catholic News Service), na qual ele minimiza a gravidade do documento conciliar “Dignitatis Humanae”.
·        Em julho de 2012 se reúne o Capítulo Geral da Fraternidade sem a presença de Dom Williamson, proibido de aí comparecer. O resultado deste capítulo foi o abandono da decisão do Capítulo Geral anterior (2006), o qual estabelecia que não se levaria a cabo nenhum acordo prático com Roma antes de um prévio “acordo doutrinal”. Em outros termos, antes da conversão de Roma.
·        Pouco depois é notificada a expulsão de Dom Williamson da Fraternidade, expulsão que este considera nula; e Dom Williamson convida Dom Fellay a resignar o seu cargo a fim de que não se destrua a obra de Dom Lefebvre.
·        Em 13 de junho de 2012 Dom Tissier de Mallerais se manifesta em entrevista ao jornal “Rivarol” contra a política de acordo, sem, entretanto, citar a pessoa de Dom Fellay. Note-se que Dom Tissier foi transferido de Ecône para um priorado nos Estados Unidos. Os seminaristas perderam assim o contato com o mais antigo colaborador de Dom Lefebvre.
Nos meses seguintes, declarações diversas, públicas e privadas, expressaram e reforçaram a política pragmática da Fraternidade com relação a Roma. “Reconhecimento unilateral” é a fórmula apta a obter a aceitação dos membros da Fraternidade. Mas esta é a mesma solução aceita por Dom Gérard (Barroux – França) em 1988, assim como por Campos em 2002. Um reconhecimento canônico tem sido suficiente, seja ele unilateral ou não, para criar uma dependência em relação às autoridades modernistas e desta feita lhes permitir que aniquilem toda a Tradição. Não são os inferiores que fazem os superiores, mas sim os superiores que fazem os inferiores, como observava Dom Lefebvre. É uma simples questão de bom senso. Mas o bom senso está desaparecendo da superfície da terra.
Convém lembrar igualmente os processos iníquos dos quais foram vítimas os padres Pinaud e Salenave, processos descritos e comentados pelo Pe. François Pivert no livro “Quel droit pour la Tradition catholique?”.
As comunidades religiosas que não aprovavam a política de Menzingen já haviam sido objeto de medidas diversas de pressão e vexação. A lista é longa. Recordemos o adiamento da ordenação dos diáconos dominicanos e capuchinhos em 2012. Os beneditinos de Bellaigue também foram ameaçados de ter a ordenação de seus candidatos delongada. Ora, isso se explica se considerarmos que os superiores destas três casas religiosas haviam estado em Menzingen para manifestar a Dom Fellay o seu desacordo.
No entanto, aqueles que apoiam Dom Fellay dizem que isso são águas passadas: o Capítulo Geral de 2012 deu uma solução satisfatória à questão; o que é falso. Tanto o Pe. Pflüger, primeiro assistente de Dom Fellay, como o Pe. Alain Nely, segundo assistente, retomaram o assunto, seja em conversas privadas, seja em retiros, seja ainda em entrevistas públicas.
Não se pode de modo algum dizer que tudo quanto era problemático está sanado na Fraternidade. Se isto fosse verdade, Dom Williamson teria que ser reabilitado, honrado e escutado, pois que foi sua iniciativa de redigir a carta ao Conselho Geral, assinada também por Dom Tissier e Dom de Galarreta, que salvou a Fraternidade em 2012 de um acordo com Roma. Três bispos contra os acordos era demais para Roma. Era melhor esperar por tempos mais propícios.
Para Dom Lefebvre este momento oportuno expressar-se-ia pela conversão de Roma e pela aceitação das doutrinas contidas nos documentos pontifícios Quanta Cura, Syllabus, Pascendi, Quas Primas, etc. Mas para Dom Fellay, os tempos propícios já chegaram e trazem consigo a diminuição do espírito de combate da parte da Fraternidade, ou seja, o alinhamento (“ralliement”, em francês) que culminou com sua declaração de 15 de abril de 2012 e que continua mesmo sem a assinatura de um acordo.
A conclusão de tudo isso é algo de espantoso e trágico. Estes fatos são públicos, na sua maioria. Por que não há uma maior reação à política de Dom Fellay? Ao que parece é porque o liberalismo e a apostasia já fazem sua obra dentro da própria Tradição. Dom Fellay, ajudado por muitos padres, criou um estado de desorientação tal que muitos fiéis já não são capazes de discernir mais nada do que está acontecendo com a obra de Dom Lefebvre.
É por isso que afirmamos que a verdade sobre estes acontecimentos permanece oculta embora seja pública. Seria a ocasião de citar a famosa frase de Chesterton, que segue: “o mundo moderno é dirigido por uma força oculta que se chama publicidade”. O que importa, como diria um amigo nosso, não são os fatos, mas a versão dos fatos. Ora, a versão triunfante é que Dom Williamson e Dom Faure são desobedientes e que os superiores da Fraternidade são os verdadeiros discípulos de Dom Lefebvre. Isto é falso, como o demonstramos. Eis aí o centro do drama.
“Agora é vossa hora e o poder das trevas” (Luc. XXII, 53). Talvez a Resistência tenha de sobreviver como os apóstolos e os discípulos dispersos durante o tempo da Paixão. É útil rememorar uma reflexão do grande pensador brasileiro, Gustavo Corção: “Não creio em nenhuma obra nos tempos atuais que reúna um grande número de pessoas.” Talvez a Resistência permaneça o pusillus grex ao qual Nosso Senhor exortou a não temer porque foi do agrado do Pai lhes dar o reino. Que a proteção da Santíssima Virgem possa nos guardar fiéis até o fim: “Ut Fidelis inveniatur”.

Ir. Tomás de Aquino
1º de abril de 2015






[i] Pour la nécéssaire réconciliation, Nouvelles Éditions Latines, 2011, p. 15.
[ii]  Ibidem, p. 50.