lunes, 29 de octubre de 2012

EL “SOBRENATURALISMO” DE MONS. FELLAY


Eis uma história que deveria dar testemunho de uma certa falta de discernimento no Superior Geral da FSSPX. Esse acontecimento que sucedeu em 1995 é plenamente confirmado, pois está em parte registrado no número 60 de Cor Unum, o boletim interno (e confidencial) da FSSPX.
Havia então, na Suíça, uma “alma privilegiada” que pretendia ter ligações com o Céu. Ela consignou seus “escritos espirituais” ao longo de muitos anos, entre 1947 e 1969. Ela escreveu centenas e centenas de páginas após haver fundado, supostamente inspirada pelo Espírito Santo, “Os Lares de Cristo Sacerdote” [Les Foyers du Christ-Prêtre]. Foi o Sr. Pe. Lovey quem a introduziu a Dom Fellay, depois de fazer a descoberta dessa “mensageira do Céu” em 1995. E Dom Fellay ficou deslumbrado com ela, como se pode ver pelas palavras dele no número 60 de Cor Unum. Sem maiores investigações e baseando-se unicamente na sua própria intuição, o Superior Geral acolheu esta “bela obra” nestes termos:
“A obra aqui apresentada, se bem que pertença à ordem da revelação privada, se enquadra perfeitamente com nossos estatutos, e também com o combate atual. [...] Há algo de rebarbativo na superfície, mas dedicando apenas um pouquinho de tempo em arranhar um pouco, jorra daí um tesouro de graças, de que somos testemunha. Revestida em várias de suas partes da marca da Igreja, ela nos parece revestida suficientemente de autenticidade para que não hesitemos, como Superior Geral, em aceitar com gratidão o dom que nos é oferecido e em transmitir-vos aqui um aperitivo deste tesouro.” (Suplemento ao n.º 60 de Cor Unum)
Mediante esse ato, Dom Fellay desejava dar à espiritualidade da FSSPX uma orientação totalmente diferente daquela querida pelo Fundador, Monsenhor Marcel Lefebvre. É assim notável que objetivamente o Superior Geral estivesse, então, inteiramente fascinado por essa estranha personagem, ao ponto de querer impactar na sua espiritualidade toda a FSSPX e todos os seus confrades.
Contudo, a inverossímil fraude foi descoberta por dois sacerdotes, os Srs. Pes. Ortiz e Joly, que, sem prevenir a “profetisa”, a visitaram e encontraram, estupefatos, numa posição das mais desconcertantes para uma santa alma privilegiada por comércios com o Céu: ela estava, com efeito, “piedosamente” instalada, de calça “jeans”, cigarro à boca, diante da sua televisão ligada (a história não nos diz a que programa se assistia).
O escândalo foi revelado, e Dom Fellay foi um pouco ridicularizado por isso. Ele tentou abafar o caso destituindo o Pe. Lovey, que havia feito ele encontrar a “dama”, mas que foi bem depressa reintegrado, pouco depois.
Conclusão: Sem querer polemizar além da conta sobre o que é, afinal de contas, uma “história antiga”, pareceu-nos importante expor este relato dos fatos em vista das acusações que foram alegadas para justificar a exclusão de Dom Williamson (notadamente sua afeição por uma autora posta no Índex: Maria Valtotra, o que foi explicitamente escrito na circular do Sr. Pe. Thouvenot de 22 de outubro de 2012). Esta história permite esclarecer a uma luz mais objetiva o estudo da presente “crise” da FSSPX… Recordemos ainda que Dom Fellay respondeu às objeções dos três outros bispos contra o acordo prático escrevendo-lhes que eles carecem de sobrenatural. Poderíamos muito bem assinalar aí, com precisão, um dos elementos maiores da “crise”: um certo sobrenaturalismo desligado dos fundamentos da Prudência natural e sobrenatural, fazendo pouco caso da Realidade racional e teológica.

Thomas Audet

Pour Stageiritès

A alma privilegiada suíça e o “sobrenaturalismo” de Dom Fellay? (26.out.2012) Thomas Audet.

____________

PARA CITAR ESTA TRADUÇÃO:
Thomas AUDET, A alma privilegiada suíça e o “sobrenaturalismo” de Mons. Fellay?, 2012, trad. br. por F. Coelho, São Paulo, out. 2012, blogue Acies Ordinata, http://wp.me/pw2MJ-1yP
de: «L’âme privilégiée suisse et le “surnaturalisme” de Mgr Fellay?», in :Stageiritès, 26 octobre 2012, http://stageirites.blogspot.fr/2012/10/lame-privilegiee-suisse-et-le.html
CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS:
f.a.coelho@gmail.com